Programas


Desde a criação da AJJA em 1978, a entidade assumiu a proposta de desenvolver cursos para aprendizagem de jovens em ofícios sintonizados com as demandas do mercado, moldando um programa onde as atividades laborais fossem suportadas por conteúdos e ambientes educativos propícios ao desenvolvimento escolar e biopsicossocial dos adolescentes atendidos. Assim nasceu o Programa sócio-educativo Construindo o Futuro, que preconiza ações e atividades formativas para inserir jovens aprendizes no mercado de trabalho.

Nosso público alvo são adolescentes entre catorze e dezessete anos incompletos, moradores de Jaguariúna, em condição de alta vulnerabilidade social, alunos de escolas públicas ou privadas. Os candidatos, além de estar regularmente matriculados no ensino fundamental ou médio e residir em Jaguariúna, devem preencher um questionário com seu perfil sócio-econômico, cuja análise busca priorizar a inclusão social dos mais vulneráveis.

Este projeto teve início em 2006, quando a Diretoria da AJJA abraçou o desafio de adequar seu trabalho à nova Lei do Aprendiz e ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A AJJA capacita e insere no mercado de trabalho, todos os anos, aproximadamente 200 jovens aprendizes de ambos os sexos, com ênfase em funções da área administrativa. O processo de aprendizado e colocação nas empresas ocorre ao longo de três anos, em média.

O trabalho de desenvolvimento biopsicossocial dos jovens aprendizes estimula-os a exercitar sua cidadania plenamente. O Programa Construindo o Futuro dá condições para que eles concluam o ensino médio e adquiram os conhecimentos necessários à continuidade dos seus estudos em cursos de nível superior e/ou técnico. Esse desenvolvimento é acompanhado do fortalecimento e da autogestão dos núcleos familiares dos jovens, ampliando sua participação social, autônoma e cidadã. Para tanto, a AJJA mobiliza diversos setores da sociedade, dispostos a participar como colaboradores dos programas sócio-educativos mantidos pela Instituição, especialmente na constituição de parcerias, recebendo os jovens para sua iniciação em atividades educativo-laborais.

A AJJA realiza semestralmente inscrições dos jovens aprendizes interessados em participarem do Programa. Estes são convocados para os treinamentos, de acordo com a avaliação sócio-econômica. O treinamento ocorre por 6 meses no campus I da Faculdade de Jaguariúna (FAJ). Após o treinamento, os jovens são classificados e encaminhados às empresas, de acordo com a disponibilidade de vagas. A Coordenadora de Desenvolvimento Social faz o acompanhamento, por meio de reuniões com os jovens e com seus responsáveis quando se fizer necessário e acompanhamento de seu desenvolvimento na escola e nas empresas através de avaliações subjetivas trimestralmente. Nos casos necessários, são feitos encaminhamentos e notificações ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância e da Juventude. Até mesmo os jovens desligados das empresas são acompanhados para reinserção no mercado de trabalho e avaliação da sua aprendizagem.

Para exercer o importante papel de coordenar e viabilizar a trajetória bem sucedida desses jovens, a equipe técnica da AJJA passa por um constante processo de capacitação e atualização, ficando à disposição de empresas e demais segmentos da sociedade para indicar as formas de participação e parceria nos programas e projetos da entidade.

Desta forma, o Programa Construindo o Futuro consolida cada vez mais os seus objetivos básicos, que são:
· Eliminar as taxas de evasão escolar, através do fortalecimento dos vínculos familiares e do acompanhamento do desenvolvimento escolar dos jovens inseridos no Programa;
· Propiciar a melhoria da qualidade de vida dos jovens aprendizes, através da inclusão qualificada no mercado de trabalho com os direitos trabalhistas garantidos e do acesso destes e de seus familiares aos serviços e programas sócio-assistenciais;
· Garantir o cumprimento das cotas de jovens aprendizes nas grandes empresas, bem como do processo de aprendizagem profissional, conforme estabelece a Lei do Jovem Aprendiz (Lei nº 10.097 - de 19 de dezembro de 2000)

Resumo Descritivo do Programa Construindo o Futuro
 
© 2009 - Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes   Produção: Altius