Perguntas Frequentes


1. Qual o período de inscrição de jovens aprendizes?
O período de inscrição ocorre, ordinariamente, no mês de abril e outubro de cada ano e, extraordinariamente, em qualquer época, em data tornada pública por Edital e Cartazes afixados em Escolas da rede local.

2. Quais são as exigências para a inscrição do jovem aprendiz?
O jovem deverá ter catorze anos completos e dezesseis anos incompletos, estar cursando ensino fundamental ou ensino médio e ser morador de Jaguariúna/SP.

3. Qual o custo de inscrição do jovem aprendiz?
A inscrição para concorrer a uma vaga no programa “Construindo o Futuro”, é gratuita.

4. Quais são os critérios de classificação do jovem aprendiz?
Além dos requisitos previstos em Edital, os candidatos serão classificados para inclusão no treinamento, com base na avaliação socioeconômica.

5. A inscrição na AJJA garante emprego ao jovem?
Não. A AJJA não é uma agência de empregos. É uma entidade que capacita jovens aprendizes conforme preconiza a lei do jovem aprendiz e os encaminha às empresas parceiras de acordo com a demanda. Evidentemente, o desempenho do aprendiz no treinamento é fator decisivo.

6. Quando o jovem será encaminhado para a empresa?
Após o processo de recrutamento e seleção, os jovens serão convocados para iniciar o treinamento distribuído em duas fases – I e II, onde são realizadas avaliações bimestrais. Com base nas médias obtidas, é construída a classificação final para fins de encaminhamento do aprendiz às empresas parceiras. De modo que quanto melhor for o desempenho do jovem no treinamento, maior a probabilidade do seu aproveitamento em uma das vagas ofertadas.

7. Como será realizado o treinamento?
O treinamento oferecido envolve um total de doze disciplinas, distribuídas em dois módulos, ministradas em turno compatível com o da atividade escolar, enriquecido com atividades extraclasse, que visam ampliar a visão de mundo do aprendiz.

8. Qual a duração do treinamento?
Dois quadrimestres, separado por um período de recesso que coincide com o período de férias escolares do treinando.

9. Qual a duração do contrato de trabalho do jovem aprendiz?
O contrato terá duração de dois anos ou até que o jovem complete dezoito anos; o que ocorrer primeiro.

10. A empresa poderá realizar processo seletivo para contratação do jovem aprendiz?
Não. A empresa deverá respeitar a ordem de classificação dos jovens que concluíram o treinamento com mérito. Mas, poderá escolher entre o sexo masculino ou feminino, de acordo com o perfil exigido para a função.

11. Quais são os direitos trabalhistas garantidos ao jovem aprendiz?
Conforme prevê a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), registro em carteira profissional na condição de jovem aprendiz, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), décimo terceiro salário, férias, vale transporte e vale alimentação. Como o contrato tem período determinado, o jovem não tem direito ao seguro desemprego.

 
© 2009 - Associação Jaguariunense de Jovens Aprendizes   Produção: Altius